quarta-feira, 29 de junho de 2011


Materiais Utilizados

Telhas

A maior característica do meu projeto são os materiais usados para a vedação da habitação. Faz-se o uso de telhas metálicas, com telhas translúcidas e policarbonato. A primeira é termoacústica ou também conhecida como “telha-sanduíche”, é uma telha de perfil trapezoidal,  com núcleo de poliuretano (PU) que tem baixo coeficiente global de transmissão de calor (0,42 Kcal/m².h.C°) e baixa carga térmica (10,5 Kcal/m².h) e apresentam excelente isolamento acústico, podendo reduzir de 15 a 40 decibéis, o nível de ruído externo, dependendo da frequência das ondas sonoras. Essa telha tem medidas de 1.200mm x 8 a 12m x 50mm.
 A segunda, translúcida, é uma telha de policarbonato, também trapezoidal , com dimensão igual a 5.800mm x 1.260mm x 0,8mm. Possuem alta resistência a impacto, não propaga chamas, tem proteção anti-UV, proporciona iluminação natural ao ambiente interno reduzindo custos com energia. 

A divisão interna fixa de alguns cômodos é feita de OBS. Em especial no banheiro, o fechamento é feito com telha tranzlúcida mais a placa OSB, sendo que, a telha fecha toda a altura do banheiro e a placa OBS mais curta, tendo assim uma certa visibilidade na parte inferior externamente e a placa OBS menos que a telha, assim a placa não recebe umidade.
Croqui explicativo.


Aberturas

Existem 2 tipos de aberturas na habitação. A principal delas são os painéis de venezianas, que se abrem externamente, de forma basculante, possibilitando assim, uma cobertura na parte externa e abertura para integrar o interior da residência com o exterior. A idéia é semelhante a seguinte:


(considerando apenas os painéis de venezianas)


As outras aberturas são janelas basculantes de 1.200mm x 500mm x 1.600mm, que estão dispostas no banheiro e cozinha para melhorar a  circulação de ar.

Estrutura

Foi usado o sistema construtivo Light Steel Frame (LSF – estrutura em aço leve) é um sistema racional e industrial. Seus principais componentes são perfis leves de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais e não-estruturais, vigas, tesouras, entre outros. O perfil escolhido foi em guia perfil U. 




Escada

A escada é toda metálica com piso de grade de metal galvanizado. Sendo o piso vazado a luz penetra livremente, proporcionando mais luminosidade a habitação, vinda da vedação de telhas translúcidas que acompanha toda a escada. São dezesseis degraus que vencem os 2,80m de pé-direito, tendo inclusos 2 patamares. Os pisos são de 30cm e espelhos de 17,5. A parte a baixo da escada é toda aproveitada para estocagem, contendo também uma mesa escamoteável que pode ser prolongada ou não e uma outra área versátil, com um balcão e estocagem que por ser usada para um bar, estudo, mini biblioteca, entre outros.


Mobiliário

Foi escolhido visando as formas mais flexíveis de uso, possibilidando mudança no espaço e melhor aproveitamento do mesmo. A maioria deles foram resultados de pesquisas por mobiliário flexível e alguns desenvolvidos para o projeto. As camas escamoteáveis são os principais produtos dessa pesquisa.



Cama solteiro, este mobiliário é mesclado com o próximo móvel, que juntos formam um guarda-volumes que aberto divide 2 ambientes.


Essa porta que fecha o móvel divide os ambientes e nela ainda existe uma porta de correr que além de formar uma divisória já possibilida a passagem sem precisar fechar o móvel.
Ainda no quarto do casal, o guarda-roupa são dois módulos que giram em torno de um eixo. Assim podem dividir ou integrar o outro comodo.

Existe ainda os módulos de estocagem que estão dispostos na sala, dividindo a lavanderia e a cozinha e outro em baixo da escada. Tanto o da sala quanto o da área de serviço atendem dois espaços ao mesmo tempo. O móvel da sala é serve como estante e do outro lado como estocagem de roupas de banho e toalhas para o banheiro. O da área de serviço serve como armazenagem dos utensilios da cozinha e do outro lado para os produtos da lavanderia. Já o móvel que encontra de baixo da escada, ele serve como estocagem e se preferir, como banco.

No outro lado em baixo da escada, é todo dividido em espaços para estocagem. Ali se encontra a mesa escamoteável. Esta mesa pode ser prolongada e aumentar a capacidade de usuários.




0 comentários :