quarta-feira, 29 de junho de 2011

AnteProjeto - Vila

Localização - Bairro Nossa Senhora Aparecida

       O bairro escolhido para implantação da vila foi o Nossa Senhora Aparecida, considerado o segundo centro da cidade de Uberlândia, no qual todas as avenidas que cortam o centro também passam pelo bairro Aparecida. O bairro é bem dotado de lojas, agências bancárias e comércios. O transporte público também contempla todo bairro com intenso fluxo. Nele também localiza-se uma das principais igrejas da cidade, a qual tem o mesmo nome do bairro, na Praça Nossa Srª Aparecida, em frente ao antigo Teatro Grande Othelo.

Terreno marcado

       O terreno que situa-se na avenida Afonso Pena e entre as ruas Natal e Salvador ocupa aproximadamente um terço de uma quadra, no qual foram implantadas 25 unidades habitacionais, sendo estas 3 tipologias diferentes. Procurou-se minimizar a verticalização tendo no máximo 2 habitações sobrepostas, mesmo que uma dessas sendo duplex. Foi criada uma via interna na vila, porém tal via não é permitido a circulação de automóveis. Ao longo da rua se estende uma fileira de árvores as quais proporcionarão sombra, ajudarão no conforto térmico da vila e protegerão mesas para jogos e atividades abaixo de suas copas. A via interna é prevista também para acontecimento de feiras.

Implantação Habitações

Implantação

       O que mais chama a atenção no projeto da vila é a laje criada ao longo da avenida Afonso Pena. Não é uma laje contínua, é interrompida em um trecho e é sinuosa, fazendo leves curvas para dar uma certa harmonia para a vila. Essa laje serve como projeção para o estacionamento subterrâneo.

Corte AA

       O motivo de ter criado essa extensa laje foi uma solução encontrada como uma barreira de proteção a tão movimentada avenida. Como o intuito não é de fechar a vila entre muros, foi criado um talude e dele surge a laje. Do lado interno da vila essa laje teria uma altura de aproximadamente 1,60m do nível das casas. Esse nível intermediário possibilitaria aos moradores a visibilidade do estacionamento(abaixo da laje) e dos equipamentos urbanos(acima da laje). O estacionamento conta com 25 vagas para carros e inúmeros bicicletários. Já a parte superior é dividida em 3 áreas, comércio, playground e lazer. Todos estes equipamentos são voltados para dos moradores da vila. Na área de lazer foi criado um quiosque com uma pequena cozinha e churrasqueira e ao lado, um salão com múltiplas 
finalidades.


Estudos Volumétricos:







        A caixa d’água foi implantada quase no centro do terreno, visando a maior facilidade de distribuição da rede hidráulica. A coleta seletiva de lixo foi situada na saída da vila na rua Natal. Existem duas entradas para os carros, os quais entram diretamente para o estacionamento subterrâneo, não havendo interferência no espaço interno, deixando o pátio livre e seguro para os moradores circularem e crianças brincarem.

       A paginação a área central foi pensada em mesclar áreas gramadas, com concregrama e concreto intertravados.Todos esses tipos de revestimentos são permeáveis, assim tem uma melhor drenagem em todo terreno.

       A disposição das habitações foi pensada de forma que se criasse áreas comuns de convívio social e também de serviço. 

Áreas comuns.


Estudos de ventos:


Ventos predominantes em Uberlândia: Noroeste
Vista 1 - Habitações, noroeste.



0 comentários :