quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto Final

Projeto Final – Vila da Laje

Referências Projetuais

Este projeto tem como referência projetual para as habitações o projeto do Grupo Nomads, unidade 001, a qual já foi apresentada em posts anteriores. Já a parte subterrânea que contempla o estacionamento, foi inspirada no projeto de habitação social de Jean Nouvel, chamado Nemausus. O subterrâneo encontra-se em meio nível, de forma que o morador consegue visualizar o que está acontecendo em cima da laje e o estacionamento ao mesmo tempo.
Nemausus - Jean Nouvel

Analisando o entorno do terreno escolhido (o qual situa-se na Av. Afonso Pena, entre as ruas Natal e Salvador, no Bairro Nossa Senhora Aparecida) pudemos encontrar vários comércios que abastecem a população da Vila da Laje. Porém, em um perímetro curto, considerando apenas as quadras que a circundam, existem muitas lojas voltadas mais para a área automobilística e gráfica,  existe apenas um supermercado e um barzinho que atendam as necessidades mais gerais da população.

Assim, no projeto da Vila, surge a proposta de um espaço destinado ao comércio, o qual é dedicado para que alguns moradores do conjunto montem seus negócios e atendam as necessidades de outros moradores, tanto da Vila quanto do próprio bairro.

Com relação a equipamentos urbanos, o local é muito bem contemplado, é um bairro vizinho do centro, torna-se uma extensão do centro comercial da cidade. O transporte público contempla todo o bairro com intenso fluxo, o ponto de ônibus foi implantado na Av. Afonso Pena ao lado do comércio do conjunto. O motivo para o local da implantação é que a avenida é a mais movimentada e já está incluída no trajeto da linha de ônibus. Além de fomentar o comércio, pois enquanto se espera o ônibus pode-se visitar os comércios ao lado, tomar um lanche. 

Destaque do Ponto de ônibus.

O sistema de coleta seletiva é feito pelas ruas Natal e Salvador.
Destaque para coleta seletiva.
O comércio foi local na esquina da Avenida principal, por causa do alto fluxo e maior facilidade de acesso.
Destaque para localização do comércio.
Esse comércio encontra-se em cima da laje, que é o marco do projeto. Também estão situados na laje o playground, um salão multiuso e um quiosque para eventos. O elemento que divide a rua pro conjunto é o talude, que se estende da calçada até a laje e um muro verde. Este muro verde possui elementos de fibra de vidro que criam aberturas as quais as pessoas podem sentar, deitar, apoiar objetos. O muro é feito de cobogó, cerca viva e os elementos de vibra de vidro.


Detalhe do Muro Verde.


Detalhe Muro Verde

Corte do Muro Verde.


A laje foi feita para ser a característica mais forte do Conjunto habitacional, foi uma resolução que concentra a área de lazer, comércio e estacionamento. Acontece um racionamento de espaço, que em uma faixa do terreno se encontra todos os equipamentos urbanos do conjunto. Existe também uma rua interna na vila, esta torna-se estreita no meio do terreno, isso faz com que se um observador estiver na rua Salvador, ele não consegue vizualizar a entrada da rua Natal, porém ao seguir essa rua interna ele é surpreendido com a ampliação da visão e um descortinamento

Como já foi dito, existem 3 tipologias de habitações diferentes, sendo uma dessas desenvolvida e adaptada para acessibilidade. 

1ª Tipologia - Habitação Simples: 


Planta 1ª Tipologia - Habitação Simples - Demonstração dos módulos.


Cortes - Habitação Simples.




Perspectiva - Volumetria - Habitação Simples.
2ª Tipologia - Duplex:



Plantas 2ª Tipologia - Duplex - Pavimento inferior e superior - Demonstração dos módulos.



Cortes Duplex.


Perspectiva - Volumetria - Duplex.
3ª Tipologia - Habitação Familiar:



Planta 3ª Tipologia - Habitação Familiar - Demonstração dos módulos.

Cortes - Habitação Familiar.



Perspectiva - Volumetria - Habitação Familiar.
Planta adaptada para acessibilidade:
Planta Tipologia - Habitação Acessível - Demonstração dos módulos.





A Vila:

Implantação da Vila.

Planta de cobertura - Vila.



Planta pavimento térreo - Vila.

Planta segundo pavimento - Vila.
Vistas e Perspectivas da Vila:
Esquema da paginação do Piso - Vila.


Detalhe dos Pisos.






Perspectiva Habitações. 

Vista entrada estacionamento, lado comércio. 

Perspectiva acesso a laje, playground.

Vista perspectiva playground.
Vista da Vila ( esquina da Rua Salvador com Av. Afonso Pena ).
Vista Perspectiva de acesso do comércio.

Cortes da Vila:

Corte Geral da Vila.


0 comentários :